X

“entre-imagens” é um conceito criado por Raymond Bellour (1997) para descrever uma imagem congelada no fluxo das imagens cinematográficas, um fotograma fixado no tempo que permite ao espectador pensar a imagem pela imagem, na interseção entre o cinema e a fotografia. Chris Marker, Agnés Varda, Abbas Kiarostami, William Klein, Susana de Sousa Dias… e tantas e tantos realizadores têm vindo a explorar esta intersecção, quer recorrendo a fotografias para construírem narrativas cinematográficas, fixando-as e/ou conferindo-lhes movimento, quer congelando fotogramas de cinema, condição em que o instante substitui o fluxo cinematográfico.
Neste workshop desafia os participantes a construírem uma curta narrativa - ficcional ou documental - a partir de uma fotografia, explorando o fora de campo (temporal, espacial, sonoro) da imagem fotográfica.

Integra o ciclo de workshops FOTOGRAFIA L _ Lenta e Lesta
Número máximo de participantes: 10
Inscrição: 5€ via email: miraforum@miragalerias.net


NOTA BIOGRÁFICA

Patrícia Nogueira (Porto, 1980) é realizadora, professora universitária e investigadora. Produz e realiza documentários e trabalha regularmente com outros realizadores, quer em ficção quer em documentário. Durante 2015 esteve em residência no National Film Board do Canadá e em 2016 foi visiting scholar no departamento de Cinema da Universidade do Texas em Austin. Os seus documentários têm sido selecionados para festivais quer em Portugal, quer no estrangeiro.
É doutorada em Media Digitais pelo programa internacional da Universidade do Texas, Austin – Portugal e mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
Desde 2013 leciona diversas unidades curriculares de cinema e audiovisual na Universidade de Coimbra, na Universidade da Maia – ISMAI e na ESMAD (Politécnico do Porto). Enquanto membro da Ao Norte, trabalha na organização do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço e dos Encontros de Cinema de Viana. Desde 2016 é vice-presidente do grupo europeu Cinema and Contemporary Visual Arts, na NECS – European Network for Cinema and Media Studies, e é investigadora integrada no ICNOVA - iNOVA Media Lab.

Website — Patrícia Nogueira
“Still Processing”, Sophy Romvari (2020)