X

A propósito de “Ligatura”, exposição de trabalhos videográficos de Eduardo Britona Galeria Ocupa, o MIRA FORUM projeta os seus trabalhos cinematográficos: tempo para ver ou rever as curtas metragens Penúmbria, Declive e Úrsula, bem como La Ermita e Lethes. Segue-se uma conversa sobre imagens em movimento entre Eduardo Brito e Marta Mestre, curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.


NOTABIOGRÁFICA

Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a dissertação Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Ensina regularmente, como assistente convidado, na FBAUP. 

Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016), Declive (2018), Ursula (2020), La Ermita (2021). Escreveu o argumento da longa O Pior Homem de Londres (Rodrigo Areias, 2022), das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, das longas Hálito Azul (2018) e A Pedra Espera Dar Flor (também com Pedro Bastos, 2022).

Website Eduardo Brito