11 Novembro

Uma caixa e um furo | a magia da fotografia pinhole

Exposição Coletiva

Alberg'art

Rua Mártires da Liberdade, 239

No mundo de hoje, os telemóveis são os meios mais usados na captação de fotografias. São dispositivos em que domina a tecnologia e que, em segundos, permitem a edição das imagens prontas para serem partilhadas nas redes sociais.
De um outro tempo, de um outro modo, a fotografia pinhole apresenta-se com total ausência de tecnologia sendo os seus resultados muito especiais.
Um grupo de utentes da Associação dos Albergues do Porto – polo da rua de Miraflor, Campanhã – frequentou um workshop na Galeria MIRA FORUM orientado pelo professor António Martins Teixeira. Os materiais usados foram
tubos de cartão que foram transformados em câmaras com um pequeno furo para a entrada da luz. Foram usados cartolina e fita adesiva pretas, tampas de iogurte, uma agulha para fazer o furo, tesoura, lápis, régua, cola, etc.
Construídas as câmaras pinhole, os participantes foram captar imagens na zona que depois foram reveladas na galeria num laboratório improvisado.
Os trabalhos resultado deste workshop estão expostos juntamente com fotógrafos portugueses e estrangeiros. Esta fotografia lenta tem atualmente muitos cultores e bem convive com a fotografia mobile que é lesta. Lenta e lesta o importante é fotografar explorando as potencialidades dos dispositivos.
Nesta exposição, as imagens da autoria de pessoas de países diferentes, com histórias de vida distintas, são únicas e têm um indiscutível valor plástico e estético.

 

A Galeria ALBERG’ART localiza-se na sede da Associação dos Albergues do Porto. Abriu no dia 30 de setembro de 2022 com uma exposição de fotografia “A Luz do Porto”.

Esta nova estrutura pretende ser mais um polo de cultura da cidade.