05 Novembro

Netti

Sofia Goes

Pipa Velha

Rua das Oliveiras, 75

Netti’ nasceu no meu aniversário, quando a 150m de casa se vislumbrava uma  enorme chama  vermelha, laranja e amarela, imagino que, como a utilizada na descrição do inferno de Dante! O crepitar da madeira mantinha o ritmo dos sorrisos, receosos da necessidade de uma saída emergente da aldeia… O bolo sem velas, dava lugar aos objectos sob pressão nas mãos daqueles que por nós dão a vida, lutam por nós, por eles, por todos. Os soldados da paz tão enaltecidos sazonalmente e esquecidos no gelo do inverno! 

O Outono iniciou sem folhas, sem amarelos, vermelhos e castanhos, que se multiplicam entre os verdes penares, no lugar das folhas está a paleta de cor preta, cinza e branca…

Netti’ é a partilha de quatro momentos, antes, durante, durante e depois. É a partilha dos sentimentos de raiva, dor, angústia, desespero, onde o ritmo cardíaco se iguala às mãos trémulas. O relaxar, o acalmar com os heróis de fardas e roupas comuns que em uníssono garantem que o nosso ninho não é afectado.

A desilusão da perda incalculável vivenciada resulta no submergir da dor, para posteriormente questionar, reflectir em cada momento vivenciado, e, concluir:

  • Assim Não!

Netti – assim não (sânscrito)

Engenheira de Ambiente, de profissão, fotógrafa de paixão. A senda da fotografia na sua vida não tem momento definido: ainda criança, brincava com a câmara da família, e mais tarde, desenvolveria uma saudável disputa com o pai pela captação da imagem que melhor definisse o momento, o local, o sentimento.
A vontade de aprender e de habitar o meio artístico tornou-se insaciável, pelo que, num acto muito próximo do irracional e de incomensurável emotividade, ingressou no Curso Profissional de Fotografia no IPF-Porto.
Agora e sempre, em busca de um mundo de desafios e descobertas, um mundo onde a fotografia, entretanto, viria a revelar-se como nova forma de vida.
Participou em exposições conjuntas, MIRA FORUM, “Elas”, com o trabalho “Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce” em Julho de 2021, e exposição integrada na comemoração do dia Internacional da Fotografia, promovido pela Instituto Português de Fotografia do Porto, no Yotel no Porto, com “Simbiose”, Agosto de 2021. Em novembro desse mesmo ano, integrou a exposição coletiva “Camarata”, com o trabalho fotográfico “Samadhi”.