12 Novembro — 31 Dezembro

Let’s Dance

Manuela Matos Monteiro

Associação Recreativa Malmequeres de Noêda

Travessa de Miraflor,17

A exposição que se apresenta na Associação Malmequeres da Noêda no âmbito do MIP – Mês da Imagem do Porto é um tributo aos MKdance, um grupo da Associação que reúne crianças e jovens que, ao ritmo de vários tipos de música, preparam coreografias que apresentam na sede e noutras associações.
Diz-se que a dança nasceu na pré-história como mostram as pinturas rupestres encontradas nas cavernas: os primeiros seres humanos, homens e mulheres, faziam movimentos corporais com ritmo ao caminhar, seguindo o bater do coração e dos sons de muitas origens.
Ao longo da história, a dança tomou diferentes formas mas em todas está a expressão de sentimentos como a alegria, a tristeza, a expressão de emoções e pensamentos.
Mas a dança também conta histórias da vida: de pessoas, de grupos e de países. As fotografias expostas foram tiradas em Cuba num espetáculo em que, através da dança, os bailarinos e bailarinas contaram a história do seu país.
Esta exposição é um tributo aos jovens e crianças dos MKdance, às coreógrafas, à direção da Associação e aos pais que compreendem a importância da dança na educação dos seus filhos.
Por isso: Let’s dance!

Manuela Matos Monteiro é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto.
Exerceu várias funções de consultadoria e auditoria no ME. É formadora de
formadores na área de Metodologia de Trabalho de Projeto, Técnicas de Estudo entre outras.
É autora, desde a década de 80, de vários manuais para o ensino secundário (Porto Editora) nas áreas da Psicologia e Psicossociologia. Na área da pedagogia publicou, vários livros e de materiais de apoio para os professores e alunos. Coordenou o NETPROF – Clube dos Professores Portugueses na Internet e dirigiu a revista 2:PONTOS. Para além da participação em congressos e conferências com
comunicações é autora de vários artigos e ensaios em várias publicações relacionados com a educação e com a psicologia.
Desenvolve desde a década de 70 trabalho fotográfico tendo participado em exposições coletivas e individuais. Tem vários prémios em concursos e já expôs em Portugal, Moçambique (Maputo e Beira), França (Paris e Bordéus), Bruxelas
(Parlamento Europeu), Florença, Berlim (duas bienais de fotografia 2013 e 2016),
Miami, Kansas City, Barcelona entre outras. Tem sido júri de vários concursos internacionais e nacionais de fotografia. Tem realizado curadoria de diversas exposições.
Dirige desde 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM e
desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.
É, com João Lafuente, a partir de 2019 curadora e organizadora do Ciclo de Fotografiade Lamego e Vale do Varosa.