05 Novembro

Entre marés

Antonieta Monteiro

Faculdade de Ciências

Rua do Campo Alegre, 1021

Entre marés é um álbum de imagens captadas nos despojos trazidos pelo mar, que se acumulam na linha da maré alta, na praia da Granja – 2014-2021.
O lixo da civilização, que se acumula nesta linha, não consegue abafar o conjunto de elementos orgânicos de seres marinhos ,que estimulam o olhar e o prazer de os conservar através da fotografia.
As conchas de caracóis e bivalves, ouriços e estrelas do mar, carapaças de crustáceos, penas de aves, algas foliáceas e filamentosas, de cores variadas, formam conjuntos cuja composição depende de múltiplos factores, como as estações do ano, a força das correntes oceânicas e os ventos .
Com a evaporação da água salgada e algum agar-agar, os elementos “colam-se” uns aos outros aos quais se associam, muitas vezes, elementos do substrato arenoso: grãos de areia ou pequenos calhaus rolados.
Os conjuntos harmoniosos, formados naturalmente, são delicados, efémeros e irrepetíveis.

Maria Antonieta de Matos Monteiro ( Porto 1951), é licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O interesse pela fotografia manifestou-se desde muito cedo , mas é durante a frequência de aulas de campo do curso universitário, que o fascínio pelo registo fotográfico se torna mais intenso.
Com algumas participações esporádicas a nível académico, na área da Biologia e Geologia, tem na última década participado em concursos fotográficos, nomeadamente em várias edições do Mira Mobile Prize, tendo alguns dos seus trabalhos feito parte das 50 melhores fotografias.
As imagens apresentadas na exposição – “ entre marés”- foram captadas e editadas com telemóvel – Iphone.