Antes de o ser já o era

Paula Veloso

O Marmorista

Rua da Meditação, 70

Antes de se iniciarem as alterações que deram origem ao “O Marmorista” já aqui existia um Marmorista que criava e executava trabalhos em mármore e gesso, muitos deles parte do espólio do histórico e vizinho cemitério de Agramonte, aqui mesmo ao lado e que vale a pena visitar.
Tendo encerrado a sua actividade comercial provavelmente por falta de continuadores e , devido à beleza e amplitude do espaço, um grupo de amigos pensou ressuscitá-lo e dar-lhe mais (anos de) Vida. Tendo tido a oportunidade de visitar o espaço imediatamente antes do início dos trabalhos, e na primeira vez que lá entrei, senti que tinha entrado na máquina do tempo e que todos os objectos espalhados por uma área de quase 600 m2 tinham coladas vidas, histórias e patines a que não consegui ficar indiferente. E durante pouco mais de uma hora deslumbrei-me e registei em imagens.
O espaço que o substitui mantém, tanto quanto possivel, alguma ligação ao espaço e aos seus objectos. Mas ainda que grande, o espaço actual disponivel não permite mostrar em fotografias aquilo que “antes de o ser já o era”, o Marmorista.
Agora, com outras funções, mas igualmente charmoso e aprazível,
”O Marmorista” ressuscitou numa nova e alegre Vida. Como queremos que seja.

Paula Veloso nasceu no Porto, em Agosto de 1959. Sempre se sentiu encantada pela fotografia pelo puro prazer de registar o mundo à sua volta, pelo gosto de rever particulares fotogramas da sua vida. Se não tem uma câmera à mão são os seus olhos que enquadram e capturam um qualquer motivo, como se dela dispusesse. Mas como a memória não é garantida, encontrou na fotografia o meio mais consistente de perpetuar momentos de luz, de amizade e de estados de alma, enfim, de partilhar o seu sentir sobre si mesma e sobre o mundo. Desde que começou a viver mais tempo na serra, são os motivos naturais que mais a inspiram e foi aí que, juntando a sua paixão pela fotografia, começou a olhar com minúcia para o que tantas vezes lhe escapou à vista.

Começou a publicar fotografias nas redes sociais, e de onde partiram mais palavras de incentivo para continuar a fotografar e expor. Teve uma curta formação na área no IPF _ Instituto Português de Fotografia. Participou em coletivas com as suas obras e organizou uma exposição individual. Concorreu às sete edições do MIRA Mobile Prize com trabalhos que se destacaram. Na última edição foi a portuguesa mais bem classificada.

É nutricionista, autora de diversos livros de dietas e receitas saudáveis, sendo um deles premiado internacionalmente e, no último, de sua autoria as imagens dos pratos que ela própria confecionou. É presença frequente em publicações e intervenções nos media sobre questões alimentares.