04 Novembro

Três Curtas da Lusófona

Ana Bernardes S, Catarina Norberto, Diogo Sá e Inês Xará

Universidade Lusófona

Três curtas-metragens de estudantes do 2º ano da Licenciatura do curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto, no âmbito de trabalho final para a Unidade Curricular de Atelier de Produção Audiovisual do docente Marco Ferreira.

PROJETO 1

Título: 366
Realizadora: Ana Bernardes S

Nota de Intenções: A principal intenção deste projeto foi criar uma história que conseguisse envolver e prender a atenção do espectador, mas também sensibilizar para o facto de existirem milhares de idosos a passar por dificuldades, sozinhos, e sem ninguém a quem pedir ajuda. Com isto também descrever o que uma pessoa em desespero é capaz de fazer para conseguir superar uma fase menos boa.

Esta curta foi inspirada no filme “Amour”. Produtos diferentes, mas com pontos em comum. Ambos com personagens principais idosas, que vivem sozinhos e que apesar das dificuldades da terceira idade e dos problemas financeiros que afetam a sua forma de viver, o amor entre Jaime e Maria segue inabalável.

Sinopse: “366” é uma curta metragem que se passa no dia 366 do ano de 2016. O enredo desenrola-se à volta da busca contínua de Jaime em encontrar dinheiro para que ele e sua esposa, Maria, não sejam despejados do seu apartamento. Esta narrativa retrata duas personagens que apenas se têm uma à outra, e que apesar de serem humildes e honestos, o desespero pela sobrevivência faz com que agissem de forma precipitada e errada.

PROJETO 2

Título: Peça a Peça
Realizadora: Catarina Norberto

Nota de Intenções: A vida é passageira, um instante no tempo desprovido de significado. Aquilo que dá significado à vida varia de pessoa para pessoa. Há quem seja movido pelo dinheiro, os que desejam sucesso ou reconhecimento mas a grande maioria daqueles que caminham a Terra procura a mesma coisa, o amor. Alguém com quem partilhar o curto tempo que passamos aqui. O destino sempre foi algo que me despertou curiosidade. A história parte de uma lenda asiática que me foi transmitida e me deu inspiração para desenvolver a história. Este filme trabalha os temas da realidade vs ficção e pretende mostrar o poder da imaginação do ser humano e como somos dominados por aquilo que sentimos.

As principais inspirações que me levaram a optar por esta estética, foram “Patterson”, “Her” e a série “You”. Obras distintas mas com pontos em comum. Todas elas com o tema central amor que é desenvolvido de várias formas. Visualmente pretendo fazer uma abordagem ao estilo de “shutter island” , “gone girl” ou “shame”focando-me numa paleta cromática fria e pouco saturada. Desta forma, o objetivo é fazer um drama ficcional, cujo tema central é o amor/obsessão o e como esta pode levar à criação de expectativas que nem sempre correspondem à realidade.

Sinopse: Isaak é um homem solitário com dificuldades financeiras. Quando não está a tentar escrever o seu próximo romance ou a trabalhar numa lavandaria passa o seu tempo livre a ler ou a jogar xadrez. Este jovem de 30 anos já teve relações mas nunca amou ninguém verdadeiramente. Isto foi até conhecer Mia. Uma jovem de 27 anos com cabelo preto e olhos verdes que Isaak cria a partir da roupa que lava no seu local de trabalho. À medida que começa a imaginar Mia, Isaak desenvolve uma obsessão por uma mulher que representa tudo aquilo que este deseja. O protagonista procura agora conquistar esta mulher que não passa mais do que um fingimento da sua imaginação.

PROJETO 3

Título: O Cerco
Realização: Diogo Sá e Inês Xará

Sinopse: Sônia, uma mulher de nacionalidade russa que decide emigrar do seu país de origem à procura de uma melhor situação económica. Cada vez mais frágil e débil, Sónia acaba em Portugal, isolada do mundo, partilhando o seu dia a dia com todos os seus demónios do passado.