Uma exposição que resulta de 2 anos de trabalho contínuo do projecto L’amateur.
o que é “ L’amateur ”?
L’amateur é uma exposição que resulta de 2 anos de trabalho de cooperação entre fotógrafos amadores e profissionais e a Galeria Adorna.
Objetivo
Realização da exposição do projecto “L’amateur”, a inaugurar no dia 12 de novembro de 2022 na galeria Adorna(Rua do Rosário 147, Porto). A exposição estará enquadrada no programa do Festival MIP (Festival de Fotografia e Imagem do Porto), que decorrerá durante o mês de novembro e dezembro 2022.
O que se pretende
Discutir uma orientação individual da visão pessoal de cada fotógrafo amador que aceitou este desafio, para o desenvolvimento coeso de um projeto fotográfico, quer seja de raiz ou já em curso. Cada amador reuniu as suas ideias e apresentou a sua proposta de trabalho, até ao dia 20 de maio 2020 por videochamada ou em encontro presencial, respeitando as medidas de segurança devido ao Estado de Calamidade da altura).
As propostas foram discutidas até final do mês de maio, entre os fotógrafos amadores, o fotógrafo Joachim Luxo (artista pedagogo) e a Estefânia r. de Almeida (curadora e galerista). Esta discussão tem como objetivo o de explorar os potenciais de cada imagem e decidir as linhas orientadoras e contornos de cada trabalho.
Entre os meses de junho 2020 a outubro 2022 foram realizadas leituras de portfólio individuais com os leitores), Pablo Berástegui (Curador), Vítor Nieves (Curador especializado em fotografia, Editor, Gestor cultural e Fotógrafo), Joachim Luxo (Artista fotográfico e pedagogo) e Estefânia r. de Almeida (Curadora e galerista).
(Dois anos passaram )
No início de novembro será preparada a montagem da exposição com a participação dos vários intervenientes.
Calendarização
- Maio: Definição de projeto 2020 a 2022
- Junho, Julho, Agosto e Setembro: Desenvolvimento dos trabalhos e de leituras com o intuito de definir uma série final com 10 imagens de cada fotógrafo 2020 a 2022.
- Outubro: Leituras e seleção final de 5 imagens por fotógrafo. Realização das tiragens (qualidade Fine Art) .
- Novembro 2022: Estudo da cenografia e montagem da exposição coletiva “L’amateur”.
- Sábado 12 de novembro abertura da exposição, com presença dos artista.
Fotógrafos amadores participantes
Armanda Vilar, Bernardo Aragão, Helena Marques, Jean-Michel Garetti, Matilde Mendonça e Ricardo Afonso.
Exposição finalista Helena Marques 12 de novembro 2022 / Conversa Sábado 12 de novembro 17h com a Helena Marques, apresentação do projecto e das dificuldades no processo criativo.
Helena Marques retrata por imagens a ficção do seu dia a dia intimo e pessoal.
Numa tentativa de romper com o tracejado de uma vida quase convencional.
Desassossego
“Este corpo de trabalho é uma prescrutação do meu mundo interior.
A Classificação estereotipada na infância cujo peso trespassou para a idade adulta, a criação de uma busca disruptiva.
Esta procura transversal assume distintas expressões de desassossego, retratadas a partir de um eu simbolizado.
Este é um convite à visualização da dicotomia.”
Helena Marque nasceu em Paris de 1988, ingressou na universidade em engenharia de produção têxtil, tendo trocado a faculdade por uma carreira na banca, na área de gestão de fortunas.
Desde cedo demonstrou interesse pelas artes , tendo iniciado um curso de fotografia básico em 2010 no IPF (Instituto Português de Fotografia do Porto), seguido duma série de workshops enquanto coleciona fotografia contemporânea.