05 Novembro — 03 Dezembro

Coletiva: 2 formadoras do IPF

Rita Rocha, Teresa Nunes

Instituto Português da Fotografia

Rita Rocha

O regresso do ambiente doméstico como lugar ideal para o nascimento aliado ao empoderamento feminino, são o mote para este trabalho. Num contexto social de encerramento de maternidades e serviços de urgência e de conflitos associados à violência obstetrícia é imperativo pensar-se nas múltiplas possibilidades para o parto. Embora este acontecimento esteja associado a um cenário de risco, há muitos profissionais de saúde que defendem o contrário e as soluções estão cada vez mais presentes.

Teresa Nunes

A 24 de Fevereiro de 2022 a Rússia invadiu a Ucrânia, o que representou uma escalada acentuada na Guerra Russo-Ucraniana que já dura desde 2014. A comunidade internacional uniu-se em defesa da Ucrânia, repudiando as ações russas. Naturalmente, Portugal não foi excepção, tendo-se visto uma mobilização generalizada da população no apoio prestado aos ucranianos. Desde logo pudemos presenciar manifestações de apoio organizadas por ucranianos fortemente participadas por portugueses, cerimónias ecuménicas e acções de apoio humanitário.

No Grande Porto tal fez-se sentir maioritariamente no Porto e em Vila Nova de Gaia, onde está localizada uma das duas grandes igrejas frequentadas por ucranianos a residir em Portugal.

Será realizado um convívio/porto de honra com as autoras (Rita Rocha e Teresa Nunes) dia 26 de Novembro de 2022. Horário das 15h às 17h.

 

Biografias

Rita Rocha, licenciada em Fotografia Artística pela Atrium School of Creative Industries, concluída no Reino Unido onde viveu vários anos, pós-graduada em Estudos Críticos de Arte Contemporânea e com Mestrado em Artes Visuais. Leciona no Instituto Português de Fotografia do Porto desde 2011 as disciplinas de História da Fotografia e Organização e Métodos. Pertenceu à direção da Associação Portuguesa de Profissionais da Imagem e tem integrado painéis de Juízes e Júris de renome internacional em Portugal, Espanha e Brasil. Para além da formação também faz reportagem social, sendo uma das fotógrafas femininas de casamento com mais relevância no mercado Português. Tem ainda uma carreira como palestrante sendo ainda embaixadora das conceituadas marcas Floricolor e AlboomPro.

Teresa Nunes é uma fotojornalista portuguesa inscrita na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, sedeada no Porto. Atualmente alia a sua prática fotográfica ao ensino. Sempre teve interesse em jornalismo e tem vindo a documentar o mundo através do seu olhar analítico. Desde tenra idade, deu os seus primeiros passos com as câmeras analógicas da sua família, fotografando férias, festas, o dia-a-dia e eventos de arte e espectáculo a que assistia. Tem o grau de Mestre em Direito Público e Internacional concedido pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou como Advogada durante cerca de dez anos e, em paralelo, dedicou-se à fotografia. Em 2017 decidiu embarcar numa nova aventura e perseguir a sua paixão pela fotografia. Ingressou no Curso Profissional de Fotografia do Instituto Português de Fotografia – Porto, que terminou em Junho de 2019 com a apresentação do projecto CUIDA(DOR), um projecto que mostra a realidade de um cuidador informal, na sua beleza, resiliência e desafios. Em finais de Setembro de 2020, fundou o  Everyday.Portugal, um projecto exclusivamente desenvolvido no Instagram e que visa documentar o quotidiano do país, dando voz aos fotógrafos documentais, fotojornalistas e novos talentos, numa plataforma digital para exposição de trabalhos a um maior e mais diversificado público nacional e internacional. Participou em exposições colectivas e viu o seu trabalho em publicações como o Expresso, o Observador, a Visão, a Point.51 e o Everyday Everywhere, entre outros. Trabalha para a agência SOPA Images.