A cianotipia é uma técnica de impressão direta em que se sensibiliza um suporte -papel, madeira, tecido, ou outros – com uma solução de sais de ferro e se expõe à luz ultravioleta, produzindo assim imagens permanentes numa gama de tonalidades azuis.
Para além da técnica tradicional de impressão em cianotipia vai ser possível aos participantes utilizar outros reagentes para obter diferentes efeitos artísticos.
Durante esta oficina, os participantes poderão usar objetos ou negativos digitais para criar imagens em cianotipia, explorando a beleza plástica desta técnica e os seus surpreendentes resultados.
NOTA BIOGRÁFICA
Manuela Vaz, 1958, Porto. Geógrafa de formação, tenho a fotografia como forma de expressão para contar histórias. Enquanto geógrafa, a fotografia sempre representou uma importante forma de registo das paisagens e das pessoas, utilizando as imagens como suporte a nível científico.
Recentemente é que pude estudar fotografia de forma institucional, quando as vidas pessoal e profissional me deram o tempo necessário para tal. Fiz formação no Instituto Português de Fotografia, em 2006. Em 2018 concluí o Master em Fotografia Artística no Instituto Português de Comunicação e Imagem (IPCI).
Hoje mantenho três grandes eixos no meu trabalho artístico: a dança/movimento; os processos fotográficos históricos/alternativos; o arquivo fotográfico, sobretudo o arquivo pessoal e de família. À imagem fotográfica tenho vindo a juntar a produção de livros de artista/autor e o vídeo.
Exponho regularmente os trabalhos desde 2000, em exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro: Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Luxemburgo, Rússia, Sérvia e Cabo Verde, com especial relevo para a minha presença no Louvre-França (2015), Bienais de Arte – Portugal (2015. 2021), Festivais de Fotografia – Portugal (2019, 2021, 2022), Espanha (2019), In-Corpus Festival – Arles – França (2021), “In-Corpus Photography Selection”- Les Rencontres d’Arles (2022).
Tem trabalho publicado em livros e em revistas da especialidade, e obras suas em coleções privadas.
https://www.instagram.com/manuelavaz/
https://www.facebook.com/manuela.vaz